quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Devagar...


Ontem estava tãooo devagar... fiz as coisas todas me arrastando... por que será?? Minha vontade era de não fazer nada... mas fiz. O pior é que hoje já acordei me arrastando de novo, sem disposição... que coisa chata, logo agora que queria adiantar as coisas por aqui... Mas tudo bem, vou tentar melhorar.

Atividades de hoje:
- 15 min organização zona da semana
- 15 min limpeza zona da semana
- Fazer as contas (organização financeira)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dia com mais atividades


Hoje o bicho pega nas atividades, como toda terça-feira... :D

*
*
*
*
Atividades de hoje:
- Tirar lixos
- Passar aspirador
- Limpar banheiros
- Limpar fogão
- Limpar armários cozinha por fora
- Limpar chão cozinha
- Tirar pó de TVs, som, DVD, vídeo, computador
*
*
*
*
O aspirador eu passo na casa todinha, inclusive nos banheiros, na cozinha... É ótimo, prático e rápido. Bem melhor do que ter as vassouras depois cheias de cabelo, arght... :D

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

De volta a ativa!

Hoje recomecei minhas rotinas em casa, meio devagar ainda, é verdade, mas amanhã já ligarei as turbinas e tudo bem :D

Atividades de hoje:
- Tirar o pó
- Lavar roupas

Quero dar uma boa acelerada na arrumação essa semana. Vou revisar a sala onde já organizei tudo, pra ver se continua tudo certinho, se falta fazer algo por lá, limpar algum lugar que ficou faltando... E depois vou partir enfim pra outro cômodo da casa, ainda estou resolvendo qual, mas é quase certeza que vou para a despensa e área de serviço :D

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Devagarzinho...


Como diria o Martinho da Vila: “É devagar, é devagar, é devagar, devagarinho...”.

Vou deixar pra retomar as rédeas por aqui a partir de segunda-feira... sem falta! :D

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Voltei!

Na verdade cheguei ontem de madrugada, mas estava tãooo cansada que nem fiz nada. Bom, hoje também não vou fazer muitas coisas pois tirei o dia pra ficar nos blogs :D. Amanhã volto a fazer as rotinas... Quero dar uma acelerada aqui na casa, pois a chance de eu começar a trabalhar fora no próximo mês (já está aí né), é bem grande... Então vou me organizar e colocar a mão na massa por aqui!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Alguns dias fora


Estarei alguns dias longe do blog, pois vou viajar amanhã cedinho e volto na semana que vem. Então é claro que nesse período não vou fazer nenhuma listinha de atividades, já que não estarei aqui, dããããrrr :D

Quando eu voltar, retomarei tudinho. E também conto o que andei fazendo nesses dias de feriado... (já vou adiantar que organizei as fotos! Viva! :D ). Ah quando eu voltar respondo aos comentários. Até mais!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Separar: doação, reciclagem, lixo

Tentei fazer um “antes e depois” das portas, mas as fotos do “depois” ficaram muito escuras e não dá pra ver nada... Com flash não dá certo, então vou esperar ter novamente um dia de sol pra tirar outras fotos :D


Atividades de hoje:
- 15 min organização zona da semana
- 15 min limpeza zona da semana
- Fazer as contas (controle financeiro)
- Livrar-se de 27 coisas


Esse último item é o seguinte: passar pela casa com um saco de lixo e ir jogando fora coisas inúteis/estragadas/lixo. Mas você também pode pegar 3 sacos ou caixas, fazendo uma separação: coisas pra depois jogar no lixo para reciclagem (papéis, plásticos etc) ou então separar para doação (brinquedos, roupas, calçados etc) ou apenas lixo comum mesmo. Escolha um cômodo e mãos a obra!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dica de limpeza: interruptores

Atividades de hoje:
- Tirar os lixos
- Passar aspirador
- Limpar banheiros
- Limpar fogão
- Limpar armários cozinha (por fora)
- Limpar chão da cozinha
- Limpar telefones, interfone e interruptores

Para limpar os interruptores, uso um produto multi-uso (como por exemplo Veja), tomando cuidado para o produto ser transparente (uma vez fui usar um alaranjado e não deu certo, manchou a parede...). Então nesse caso o mais importante não é o “cheiro” do produto (o produto alaranjado tinha cheirinho de frutas cítricas :D), mas sim a cor transparente! E o pano também deve ser branco e limpo (pelo mesmo motivo... se usar um colorido ou sujo vai manchar a parede e os interruptores!). É só espirrar um pouco do multi-uso no interruptor ou no pano e passar no local, fica limpinho como novo!!!

*

Se faz tempo que você não limpa os interruptores e tomadas da sua casa, levanta e limpa agora, vai passando cômodo por cômodo fazendo essa limpeza, é bem rapidinho, e dá uma diferença e tanto!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Semana produtiva!

É só a gente cuidar por alguns dias da nossa casa, que ela já fica com outro aspecto! E não precisa ser muita coisa não, só um pouco por dia e já dá um resultado expressivo! Que coisa maravilhosa!


Atividades de hoje:
- Tirar o pó
- Lavar roupas
- Polir portas (2 por vez)


Já tirei o pó e as roupas estão de molho. Mês passado poli as 2 portas da entrada, hoje vou na da despensa e a da área de serviço (é bem cansativo, mesmo que não pareça, por isso só 2 por vez). Uso o Óleo de Peroba, as portas ficam lindas, como novas! (tem que usar em pequena quantidade para não ficar engordurado).


domingo, 4 de outubro de 2009

Domingão de muito namoro...

Coisa boa né gente? Achei que ia ficar um tempão na internet hoje, mas meu noivo não deixou, hahaahah.

Então agora que ele já foi embora (snif, snif), vim um pouquinho aqui, contar as atividades de hoje e sobre o que fiz. Ah e o que não fiz também: nada de passar roupas hoje, como tinha falado ontem, hahahah, se bem que depois imaginei que não rolaria mesmo... deixa pra dia de semana mesmo.

Atividades de hoje:
- Fazer inventário dos alimentos da geladeira, freezer e despensa
- Elaborar cardápio para próxima semana
- Fazer lista de compras

Esse inventário nada mais é do que anotar TUDO o que tenho na geladeira, no freezer e nos armários. A primeira vez é mais difícil ou mais demorada, pois tem que fazer aquela lista grande. Depois fica mais fácil, pois é só acrescentar uma ou outra coisa que foi comprada de diferente. Ah e vou riscando o que for sendo usado também, então de vez em quando tem que fazer uma nova lista. Tentei tirar uma foto pra mostrar pra vocês, mas não ficou muito boa :D


Elaborei o cardápio para a semana toda também. Outra foto que não ficou lá essas coisas :D



O cardápio eu faço olhando minhas listas de inventários... tem aquele papel pequeno lá na primeira foto, que são coisas na geladeira que tenho que comer mais rápido, faço isso pra não esquecer, então vou naquelas coisas antes. Vou mostrar pra vocês o que planejei comer nessa próxima semana (mas sempre ocorrem algumas alterações... as vezes sobra muito de uma refeição por exemplo, entre outras coisas). Vou falar só o almoço:

Segunda: arroz, carne moída com abóbora, salada
Terça: macarrão com abobrinha, salada
Quarta: arroz, filé de merluza com leite de coco, salada
Quinta: batata cozida com cenoura e mandioquinha, ovo cozido, salada
Sexta: arroz, feijão, carne moída (tenho tudo isso congelado pronto já), salada

Amanhã vou fazer carne moída (tirar do freezer) com abóbora (que está pra estragar já na geladeira); terça pensei no macarrão com abobrinha pois comprei na feira semana passada e ainda não usei (é uma delícia, depois que fizer vou tirar fotos e passo aqui a receita... na verdade chama “pasta al zuchini” :D nome italiano né); quarta o merluza pois estou com leite de coco aberto na geladeira... e por aí vai! Tudo super simples e rápido, que bom!

Ah, no jantar estou querendo fazer uma semana de lanches naturais, variar bastante nos recheios, vamos ver o que apronto por aqui :D E pra quinta-feira, que é o dia da semana que tenho na minha listinha de atividades “fazer um prato diferente”, planejei fazer um panqueca com farinha de trigo integral e aveia, recheada com ricota e espinafre, será que vou acertar? Na sexta venho com fotos e a receita. Ah e como não tenho esses e outros ingredientes, fiz minha listinha de compras pra semana também.

Tuuuuudo organizadinho, organizadinho! :D

Ótima semana a todos!

sábado, 3 de outubro de 2009

Sábado de sol


“Sáaaabado de sol, aluguei um caminhão, pra levar a galera, pra comer feijão...”

Que dia gostoso hoje! Acordei cedinho e fui pra feira, comprei coisas lindas e saudáveis \o/

Comecei a arrumar minhas fotos... na verdade só tirei alguns álbuns da gaveta e fiquei um tempão olhando, nossa que saudade das épocas, das pessoas... eu e meus irmãos pequenininhos, saudadeeee demais da conta! A turma da faculdade... As viagens... E eu bem mais magrinha então? Aiai... Já vi que não vai ser uma arrumação muito rápida essa... mexe muito com a gente ver fotos... (ah depois vou tirar uma foto de como está, e como vai ficar, pensei agora nisso :D).

Atividades do dia:
- Tirar os lixos
- Passar aspirador
- Limpar banheiros e chão da sala
- Passar roupas
- Trocar roupa de cama e toalhas

Parei de anotar as rotinas da manhã e da noite, já que todo dia tem. Já fiz quase tudo, só falta passar roupas... vou deixar pra amanhã, num horário que estiver vendo TV :D

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Receita de salmão e atividades

Fiz as atividades das minhas listinhas ontem e me senti super bem! Estava precisando disso. Essa sensação de ordem, de controle sobre as coisas, sobre a casa, sobre mim, é muito boa! Vale a pena.

Uma das tarefas de ontem era “fazer uma receita diferente”. Pois bem, eu tinha descongelado salmão, então procurei na internet alguma receita para fazer de uma forma diferente da que sempre faço. Encontrei uma que me agradou, mas alterei tantos ingredientes e modo de fazer, que acabou virando outra receita :D Vou passar pra vocês. É muuuuuito fácil.

Salmão light a la Pri de Lacinho :D

Ingredientes:
Filés de salmão
Limão
Tempero (alho, sal, pimenta)
Azeite
Cebola
Tomate
Leite de coco light
Salsinha
cebolinha

Modo de fazer:

Corte os filés de salmão razoavelmente finos, passe limão e tempero (usei pronto de sal e alho). Coloque 1 fio de azeite numa frigideira antiaderente e disponha o salmão. Tire a pele e sementes de aproximadamente 2 tomates, pique bem, misturando juntamente com 1 cebola bem picadinha (piquei uma parte e deixei outra parte maiorzinha, dá pra ver nas fotos) e coloque sobre o salmão. A seguir coloque por cima o leite de coco (usei meio vidrinho). Tampe a frigideira e leve ao fogo beeem baixo, por uns 15-20 minutos ou até o salmão estar bem cozido. Salpique salsinha e cebolinha no final.

Aqui está como ficou antes de ir ao fogo.


Prontinho! Tirei do fogo e salpiquei cheiro-verde.


Aqui dá pra ver a grossura do salmão, essa foi a parte mais grossinha. Hummmm.



Acho que o salmão pode ser substituído por filés de frango. Nesse caso, sugiro dar uma grelhada antes nos filés, quando já estiverem cozidos é só colocar os outros ingredientes por cima. Na receita original que vi pela internet ia creme de leite fresco, mas troquei pelo leite de coco light e ficou ótimo! Ah na receita que vi o preparo era no forno... fiz na frigideira por ser pequena quantidade. Ficou muuuuito saboroso mesmo, tão simples né, nem dá pra acreditar. Ah uma coisa que eu poderia ter acrescentado: lascas de alho cortadinho, vou incluir da próxima vez! :D

Atividades de hoje:
- Rotinas da manhã e da noite
- 15 min organização zona da semana
- 15 min limpeza zona da semana
- Sorteio da caixinha

Ah, ainda não concluí meu último e único sorteio até hoje, que foi “organizar as fotos”... então vou fazer isso hoje!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Voltando a ativa!


Todo começo de mês é assim, me sinto recarregada, cheia de ânimo, com vontade de fazer as coisas! Então tenho que aproveitar né?! :D

Vou voltar com minhas listinhas, fazer todas minhas rotinas. Minha casa ficou meio abandonada nessas últimas semanas, está tudo um horror por aqui! Só fiz o basicão mesmo: lavar louça, arrumar a cama, tirar os lixos... só! Agora vou arregaçar as mangas e voltar a ação com tudo!

Atividades de hoje:
- Rotina da manhã e noturna
- Tirar lixos
- Tirar o pó
- Lavar roupas
- Fazer uma receita diferente
- Lavar a sacada
*
*
*
Vamos lá, vamos fazer com que o mês de Outubro seja super produtivo nas nossas casas!