terça-feira, 25 de agosto de 2009

Reagindo!


Dias sem postar aqui é sinal do que será hein??

É, de atrapalhos hehehe. Fiquei doente uns dias e depois não voltei ao normal, deixando a casa “ao Deus dará” :D

Nada de listas, nada de nada. Tudo bagunçado, tudo sujo, tudo atrasado... simples assim! A única coisa que se salva são os banheiros, que estão bem limpos, pois lavei semana passada (lavagem completa, de jogar água em tudo e esfregar, esfregar, esfregar), e só eu aqui demora pra ficar sujo, agora é só fazer aquela limpeza 2 vezes por semana.

Mas estou conseguindo reagir e vou voltar a ativa! Então os planos para essa semana são os seguintes:
- Dar uma arrumada geral na casa (guardar coisas fora do lugar, lavar toda a louça, toda a roupa, levar lixos...).
- Terminar a organização da sala
- Fazer limpeza detalhada na sala, copa e sacada

Vou fazer apenas essas coisas até o final dessa semana, e espero dar conta da sala de uma vez por todas! Aí a partir da semana que vem volto com as listinhas das rotinas.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Explicando as atividades diárias...



Algumas pessoas me perguntaram, então resolvi fazer esse post explicando de onde tiro aquelas coisas que determino como “atividades diárias”. Então vamos lá.

Tenho 4 listas de coisas a fazer: rotina da manhã, rotina noturna, dias da semana e dias do mês. Vou falar e explicar cada uma delas, separadamente (estou aproveitando para atualizar e reorganizar as atividades das listas que publiquei originalmente nesse post).



Rotina da manhã:
- Tomar remédio com meia garrafinha de água
- Abrir as janelas e sacada
- Arrumar a cama
- Guardar o que estiver fora do lugar
- Guardar louça seca
- Molhar as plantas – 2 a 4 baldes na floreira da cozinha
- Tomar café
- Me trocar e calçar
- Escovar os dentes e lavar o rosto com sabonete rosto e passar um hidratante ou creme com FPS se for sair.

Essa listinha eu faço assim que acordo. O remédio que tomo é para a tireóide e devo tomá-lo sempre em jejum de 30min a 1hora antes do café da manhã, por isso vou fazendo as outras coisinhas antes do café. É tudo bem rápido.



Rotina Noturna:
- Jantar
- Lavar toda louça e a pia
- Deixar cozinha arrumada
- Ver se precisa tirar algo do congelador para amanhã
- Molhar as plantas – 2 a 4 baldes na floreira do quarto
- Tomar banho
- Passar creme no rosto
- Passar cremes no corpo
- Passar fio dental, escovar dentes e usar antisséptico bucal
- Ler um livro ou ver seriado antes de dormir (passar creme nos pés)

Essa rotina noturna não tem horário específico para começar e também geralmente não sigo a ordem certinha das coisas (tem dias que tomo banho antes de jantar, em outro depois, por exemplo).



Dias da semana:

Segunda-feira:
- tirar o pó
- lavar roupas

Terça-feira:
- tirar lixos
- passar aspirador
- limpar banheiros
- limpar fogão
- limpar armários cozinha
- limpar chão cozinha

Quarta-feira:
- 15 min Zona da Semana (organização)
- 15 min Zona da Semana (limpeza)
- Fazer as contas

Quinta-feira:
- tirar lixos
- tirar o pó
- lavar roupas
- fazer uma receita diferente

Sexta-feira:
- 15 min Zona da Semana (organização)
- 15 min Zona da Semana (limpeza)
- Sorteio da caixinha

Sábado:
- tirar os lixos
- passar aspirador
- limpar banheiros e chão da sala
- passar roupas

Domingo:
- fazer inventário dos alimentos da geladeira, freezer e despensa
- elaborar cardápio para próxima semana
- fazer lista de compras

Nessa listinha dos dias da semana, a cada dia faço as atividades determinadas.
- Terça-feira é o dia mais demorado, por concentrar as maiores limpezas da semana. Mas nos outros dias sempre é bem rapidinho. Dessa forma não preciso ficar horas e horas todos os dias limpando a casa e ela se mantém sempre arrumadinha e limpa.
- O “tirar o pó” eu faço com espanador, bem rapidamente. Uma limpeza mais detalhada dos móveis, usando lustra-móveis, eu faço nos “15 min zona da semana (limpeza)”, sendo cada vez num local da casa.
- O “sorteio da caixinha” da sexta-feira é o seguinte: tenho uma caixinha cheia de papeizinhos dobrados contendo tarefas de arrumação diversas, como por exemplo: potes plásticos; cintos e bolsas; CDs; armário de sapatos, entre tantas outras coisas. Então toda sexta-feira devo sortear um papelzinho e fazer arrumação no item determinado no papelzinho :D Não tenho noção, mas deve ter por volta de uns 150 papéizinhos! É coisa pra caramba, hahaha. Toda sexta-feira vou colocar aqui no blog o sorteado da vez! :D



Dias do mês:
01
– Lavar sacada
02
03 – Trocar roupa cama e toalhas
04
05 – Polir portas (2 por vez)
06 – Limpar telefones, interfone e interruptores
07 – Livrar-se de 27 coisas
08 – Limpar rodapés
09 – Limpar as paredes
10 – Limpar a sacada
11
12 – Limpar tanque e máquinas de lavar roupa
13 – Fazer reparos (costura)
14
15 – Lavar os banheiros (lavar as lixeiras por dentro)
16
17 – Trocar roupa de cama e toalhas
18 – Limpar geladeiras e armários de mantimentos
19
20 – Limpar a sacada
21
22
23 – Limpar janelas
24
25 – Lavar a cozinha
26
27 – Tirar o pó de TVs, som, DVD, vídeo, computador
28
29 – Dia de fazer nhoque
30 – Polir espelhos e quadros, limpar lustres
31

Nessa listinha de dias do mês, coloquei aquelas atividades que não precisam ser feitas toda semana, então estão distribuídas ao longo do mês.


Tenho ainda a listinha de Zonas da Casa, que é a seguinte:

Zonas da Casa:
Zona 1:
Entrada, Sala, Copa e Sacada
Zona 2: Cozinha, Área de Serviço e Despensa
Zona 3: Banheiros, Corredor e Quarto do Meio
Zona 4: Quartos (do computador e suíte)
Zona 5: Extras

Essas zonas são para se dedicar mais especialmente ao local determinado a cada semana, contemplando toda a casa no mês! Mas por enquanto não estou usando cada zona por semana, mas sim por mês. Estou no momento na Zona 1, faltando pouca coisa a ser feita para o local estar livre de tralhas e bem organizado!


Dessa forma, as atividades diárias que tenho colocado aqui no blog são formadas da seguinte forma: rotina da manhã, rotina noturna, atividade do dia da semana específico, atividade do dia do mês.


Qualquer dúvida, é só me perguntar! :D
Olá!

Fiquei alguns dias sem postar... tive problemas de acesso ao blogspot (como a maioria das pessoas né?) e depois “desandei” com as atividades por aqui, hehehe (deixei de fazer as atividades a partir de sexta-feira... ). Mas voltei a fazer direitinho hoje, tudo certo!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Atividades e Receita de Filé na Moranga

Atividades de hoje:
- Rotina da manhã
- Rotina noturna
- Tirar lixos
- Tirar o pó
- Lavar roupas
- Fazer uma receita diferente
- Limpar telefones e interfone

Fiz uma receita diferente na segunda-feira (que nunca tinha feito antes: Filé de carne na moranga com requeijão, hummm), então considero essa tarefa cumprida :D




O preparo é super simples. Primeiro corta a moranga como na foto a seguir (faz uma “tampinha” e tira a sementes de dentro, dando uma limpada). Fiz o cozimento dela no micro-ondas: 10 min com a boca pra baixo e depois mais 10 min com a boca pra cima. Dependendo do tamanho da moranga deve-se diminuir esse tempo (a minha cozinhou demais da conta pois é bem pequenininha... mas aprendi né?!). depois tira e a envolve em papel alumínio para terminar o cozimento.


Enquanto isso prepare a carne. Fiz uma espécie de estrogonofe. Mas poderia ter sido frango ou camarão... tem também várias receitas com carne seca. Na verdade fiz com filé pois era a carne que tinha em casa congelada, mas acho que teria ficado mais gostoso com frango, parece que combina melhor com a moranga.

Passei requeijão cremoso dentro da moranga (foi um pacotinho daqueles de 250 gramas (vai ao gosto de cada um). Em seguida coloquei a carne, cobrindo com o restante do requeijão. Tampei e levei mais um pouco ao forno, apenas para o requeijão derreter. Nesse ponto eu pretendia levar ao forno convencional, mas como minha abóbora já estava muito cozida, levei apenas rapidamente ao micro-ondas mesmo. Se for feita no forno convencional, li que é bom passar um pouco de óleo na casca da moranga, para que ela não rache.

Ficou uma delícia!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dicas de produtos e atividades do dia

A Luana Motta comentou comigo que usa o Veja Perfumes da Natureza Frutas Vermelhas, como eu também estou usando tive a ideia de colocar aqui no blog como “Dicas de Produtos de Limpeza”. :D


Eu tinha o “Perfumes da Natureza – Lírio Rosa & Pêssego”, como estava para acabar, comprei o “Frutas Vermelhas”. Os dois são ótimos para limpar o chão e fica um cheirinho delicioso no ar! Uso uma tampinha (até a risca) para 1 litro de água no balde, utilizando para passar pano nos banheiros, na sala e de vez em quando na cozinha (meus quartos são acarpetados).




Esse outro é o “Veja Limpeza Pesada Desengordurante – com extrato de laranja” (percebi ontem que tenho 2 aqui em casa, pura falta de atenção né? Ter comprado outro quando já tinha um praticamente cheio... affff). Esse eu uso para o chão da cozinha, mas tem que tomar cuidado para não colocar muito pois ele faz espuma. Usei ontem a noite e o chão ficou muito bom! Só não ficou o cheirinho de laranja, saiu bem rápido...



Para polir as portas, estou usando o Óleo de Peroba, ficam lindas! Com um brilho! E também percebi que protege principalmente as portas dos banheiros, contra a umidade e vapor. Tem que ser passado em pouca quantidade para não ficar gorduroso.



Atividades de hoje:
- Rotina da manhã
- Rotina noturna
- 15 min Zona da Semana (organização)
- 15 min Zona da Semana (limpeza)
- Fazer as contas (controle financeiro)
- Polir portas (da entrada da sala e a da sala para a cozinha)

Sobre as atividades de hoje:

- A "Zona da Semana", como eu tinha comentado com vocês, está na verdade sendo uma "Zona Mensal" até eu terminar a arrumação total da casa, e nesse mês ainda vou estar na Sala, Copa e Sacada.

- O controle financeiro eu faço olhando as contas bancárias e anotando saldos e outras informações, o dinheiro que tenho na carteira, além de verificar as contas a pagar dos próximos dias.

- Quanto a polir as portas, sempre escolho 2 por mês (é uma canseira danada :D ).

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Atividades de hoje:
- Rotina da manhã
- Rotina noturna
- Tirar lixos
- Passar aspirador
- Limpar banheiros
- Limpar fogão
- Limpar armários da cozinha
- Limpar chão da cozinha

Nossa, hoje tem bastante coisa... é o dia que mais tem na semana... e até agora não fiz quase nada (só a rotina da manhã, mas nem passei o creme no rosto...). Estou desde a hora que acordei fazendo visitinhas nos blogs, mas ainda não cheguei nem na metade da metade... É que agora, como fiquei muito tempo longe do blog (principalmente o de dieta), acumulou muita coisa, e vou visitar todas, independente de quanto tempo levar. Mas depois disso, vou começar a marcar um tempo pra ficar na internet, não posso mais ficar o dia todinho como vinha ficando nos últimos meses! É uma delícia, me ajudou muito e ajuda, mas acho que tem que ter o limite de horário, senão as outras partes da minha vida vão ficando pra trás... E também quando tirar o atraso das visitinhas, fica mais tranquilo!

Vou fazer essas limpezas da listinha mais pro final da tarde de hoje... aí depois já emendo e faço esteira :D

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Atividades de hoje:
- Rotina da manhã
- Rotina noturna
- Tirar o pó
- Trocar roupa de cama e toalhas
- Lavar roupas

domingo, 2 de agosto de 2009

Atividades de hoje:
- Rotina da manhã
- Rotina noturna
- Fazer inventário de alimentos da geladeira, freezer e despensa
- Elaborar cardápio para próxima semana
- Fazer lista de compras

sábado, 1 de agosto de 2009

Viva o novo mês!


Agosto!

Quem diria? O tempo voa messssmo! Já passamos da metade do ano de 2009! Mas calma, muita calma nessa hora, nada de desespero. Ainda dá tempo para fazer muitas coisas que foram planejadas na virada do ano! Heheh. É só começar! E persistir, com determinação e vontade.

Estou animadíssima! Acordei hoje cedo a todo vapor. Adoro começo de mês. Vou me esforçar bastante pra fazer desse agosto um mês super produtivo em tudo, incluindo a batalha contra as tralhas aqui em casa! :D

Então a partir de hoje volto com minhas listinhas, que estão aqui no blog, no link: http://delacinhoemcasa.blogspot.com/2009/05/listas-ja.html São quatro listas: rotina da manhã e rotina noturna (feitas diariamente), dias da semana e dias do mês. Tem ainda as cinco zonas da casa, ou seja, a cada semana a limpeza mais pesada é feita em determinada zona. No meu caso, como ainda estou no processo de me livrar das tralhas da casa, ao invés de me concentrar nas zonas a cada semana, estou focando um cômodo da casa por mês, para organizar e faxinar.

Ah, continuo na sala durante esse mês! Que saga né? Hahahaha. Na verdade já está quase tudo organizado por lá, mas antes de meus pais virem pra cá, eu dei aquela “arrumada de aparência” às pressas e voltei as coisas que estavam em cima da mesa pra dentro do armário, então já viu né? =) Mas vai dar tudo certo, vou caprichar e vai ficar tudo lindo! Logo venho com fotos para vocês verem como está ficando. :D

Atividades de hoje:
- Rotina da manhã
- Rotina noturna
- Tirar os lixos
- Passar aspirador
- Limpar banheiros e chão da sala
- Passar roupas
- Lavar a sacada

Então nessa listinha estão as rotinas diárias, as atividades de sábado e também o que devo fazer todo dia 01. Vou tentar colocar minhas atividades diariamente aqui no blog, ou pelo menos a cada 2 ou 3 dias.

Um ótimo e produtivo mês de agosto para todas vocês!!!!